Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Carboidratos

Carboidratos

Conhecido, também, como glicídio ou hidrato de carbono, o carboidrato é encontrado em amidos e açúcares, que podem ser adicionados ou que estão naturalmente presentes em nossa alimentação, tais como: pães, biscoitos e cereais, macarrão, arroz e grãos, vegetais, leite e iogurte, frutas, açúcar, mel e alimentos que contenham açúcar.
O carboidrato é o nutriente que mais afeta a glicemia por que 100% de sua ingestão transforma-se em glicose que aumenta proporcionalmente à quantidade de carboidratos ingeridos.
É no grupo dos vegetais ou hortaliças que podemos encontrar alimentos que apresentam baixos teores deste nutriente.

O Grupo A contém cerca de 5% de carboidratos:

Abobrinha, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, almeirão,aspargo, azedinha,beldroega, berinjela, bertalha, bredo, brócolis, broto de bambu, broto de samambaia-do-campo, carapicus, caruru, cebolinha, coentro, couve, couve-flor, dente-de-leão, escorcioneira, espinafre, folhas de (abóbora, batata, beterraba, cenoura, couve-flor, inhame, mandioca, quiabo, uva e urtiga quando ainda tenras), funcho, jambu, jiló, maxixe, mostarda, nabiça, ora-pro-nobis, palmito, pepino, pimentão, rabanete, repolho, serralha, salsa, taioba, tomate, trapoeraba e etc.

O Grupo B contém cerca de 10% de carboidratos:

Abóbora, bardana, beterraba, calabura, cenoura, chuchu, ervilha verde, fava, jurumbebe, nabo, quiabo, rábano, repolho-de-bruxelas, tupinambo (girassol-batateiro), vagem e etc...

O Grupo C contém cerca de 20% de carboidratos:

Aipim, araruta, batata inglesa, batata-baroa, batata-doce, fruta-pão, inhame, milho verde, pinhão(37% de carboidratos).
A classificação das hortaliças em A, B e C segundo a concentração de carboidratos, permite uma flexibilidade maior nos cardápios, substituindo-se as hortaliças do mesmo grupo, umas pelas outras, sem modificar o valor calórico da dieta.
As hortaliças do mesmo grupo se comparam somente no que se relacionam as calorias, e não ao seu valor mineral e vitamínico, em que cada qual tem características próprias, por exemplo: couve tem um alto teor de pró-vitamina a, muito mais elevado que alface; espinafre tem mais ferro e brócolis vitamina C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário